terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Símbolos Góticos e Seus Significados

Os Símbolos utilizados no goticismo são os mais variados. E admirados também. Não há como negar a beleza e o caráter poético desses símbolos. Quantas vezes você não se perguntou o que significavam todos os símbolos usados por nós,góticos?
Chegou a hora de saber...


Cruz Gótica

A cruz desempenhou um papel muito importante na história da humanidade,removendo seus pecados com o cristianismo,acabando com toda a falsidade,dor e mágoa. Começou a ser utilizada,então,como um grito de socorro pelas injustiças sociais.



 Pentagrama

O pentagrama é um dos mais complexos,por ser utilizado não só pelos góticos,mas também por wiccas e até mesmo satanistas. O significado,em si,é representado pelas cinco pontas,que são a água,o fogo,a terra,o ar e o espírito. Muitas pessoas não gostam,mas é uma questão de história,afinal,o pentagrama foi considerado emblema da igreja de Satanás pela Igreja,além de ser muito usado na maçonaria e bruxarias diversas. Lembrando que para os góticos,isso não tem validade alguma,até porque o goticismo não é uma religião e muito menos tem uma padronizada. Para nós,é usado como símbolo de perfeição,proteção e ocultismo.



Ank

Essa é a cruz ansata,ou ank,um dos símbolos mais usados no goticismo. É considerado por alguns o símbolo da fertilidade,e tem a sua origem egípcia,além de simbolizar o infinito e a eternidade.
  

Hexagrama

É muito confundido com o pentagrama,mas são totalmente diferentes. É mais conhecido como estrela de Davi. Usado como talismã protetor, representa a igualdade entre o que está em cima,e o que etá embaixo. Também é muito utilizado no ciganismo,e representa a evolução interior acima das outras.
  

Cruz de Tau

Tem o formato de T,por causa de um dialeto grego. Simboliza inocência e conversão contínua,além de significar a salvação da alma.
  

Martelo de Thor

Thor é um Deus,que representa a força da natureza (Deus do Trovão). Segundo a mitologia,o martelo de Thor representava o seu poder,por sempre atingir o seu alvo,e sempre voltar ás mãos do seu dono. Diz a lenda quem o usasse,teria força e sorte acima da de seus inimigos.
  

Cruz Invertida

Assim como o pentagrama,desperta repulsa em algumas pessoas,mas não devia,porque essa cruz foi criada porque São Pedro,no dia de sua morte,pediu para ser crussificado de cabeça para baixo,por não ser merecedor de morrer como Jesus. Com o tempo,ela ganhou um outro significado: A oposição ao cristianismo e a crença no paganismo,por ser invertida.
  

Olho de Hórus

  Muito usado na maçonaria. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egíto em todas as épocas. Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante a luta, o deus Set arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando então também uma serpente sobre a sua cabeça.
Depois da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Set. Era a união do olho humano com a vista do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além.


Ying Yang

  É o símbolo do Taoísmo, uma das mais conhecidas religiões dharmicas.
Um círculo dividido ao meio por uma linha ondulada; uma metade é negra (yin) e a outra é branca (yangh). Cada metade tem também um pequeno círculo da cor oposta, ou seja, a metade branca tem um círculo negro e a negra tem um círculo branco. Esse símbolo representa o equilíbrio das forças positivas e negativas do universo: a metade negra representa o negativo, o escuro, a nocturno e o feminino e a metade branca representa o suave, o iluminado, o diurno e o masculino. O círculo menor representa a presença de cada um no outro. Da luz nas trevas,principalmente.


 

32 comentários:

  1. simplesmente amei o post foi o único lugar onde consegui encontrar os símbolos com explicações simplificadas e fáceis de entender
    o blog é ótimo você está de parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Jéh! A minha intenção foi realmente fazer algo que as pessoas pudessem entender...
      Obrigada pelos elogios e volte sempre!

      Excluir
  2. Traumatic Desires4 de junho de 2012 14:34

    Simplesmente fantástico o seu blog .. Finalmente achei um blog que me ajudasse a entender um pouco mais sobre o estilo gótico .. Parabéns , adorei ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traumatic Desires,
      É incrível receber comentários como esse,e ter ajudado você com o que precisava,qualquer dúvida,pode perguntar.
      Obrigada!

      Excluir
  3. ei so tem esses simbolos aier?
    ou tem mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não,existem muitos outros símbolos,mas esses são alguns dos principais. Alguns dos que são considerados,são o Heartgrama,e o Baphomet,por exemplo. Pesquisando,encontramos muitos outros bem interessantes.

      Excluir
  4. oi td bem, achei seu blog, por acaso, quando tava procurando simbolos góticos, eu gosto mto desta subcultura, tbm tenho um blog, acho que vc vai gostar http://thecrowscars.blogspot.com.br/ visite ta, bom se quiser me add no face , meu nome é Fernando Augusto, é sempre bom conhecer pessoas que tbm cultuam o gótico, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Fernando,visitei seu blog e adorei,já estou seguindo!
      Obrigada pela visita,
      Abraço.

      Excluir
  5. E eu vi hoje aqui, bom por enquanto to demorando a postar novos textos, pq vou tentar dar uma nova cara ao blog, e uma nova roupagem tbm, mas em breve novos textos virao, obrigado por estar me seguindo, ah c tem facebook ?, seria legal manter contato, pra gente trocar idéias sobre assuntos góticos, enfim, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto temos somente a página do blog no Facebook,você pode dar uma olhada lá,o link está na barra lateral do blog,mas temos outras redes sociais e o email do blog,escreva sempre que quiser.
      Me avise assim que sair a nova roupagem do seu blog,vou dar uma olhada...

      Excluir
    2. oi, bem o blog ja ta com a cara nova, acho que vc vai gostar, visite , ah vo ver a sua pag no face então rsrs, abraço

      Excluir
  6. tenho verdadeira paixão pela subcultura gótica...gostaria de ser gótica tb..vc poderia me ajudar? Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo você,o fato de ser gótico ou não está na essência de cada pessoa. E eu sei como é difícil quando não temos a ajuda que queremos,qualquer coisa pode falar comigo,pode contar comigo se tiver dúvidas também.

      Excluir
    2. Obrigada por ter me respondido...
      No fundo sempre fui gótica...
      Sou uma gótica solitária..
      Não tenho amigos,vivo sempre isolada.Sinto falta de converssar com alguém.Obrigada por me ler.Meu nome é Solange.
      Saudaçóes!

      Excluir
    3. Solange,
      Imagina,eu é que agradeço pela visita,sei como é bom quando encontramos alguém que pode nos entender.
      Saudações!

      Excluir
  7. Ola,gostei do blog muito interessante,sou gótico faz 5 anos e tenho somente 14 anos,rsrsgosto muito do estilo,e ainda curto muito os simbolos,parabéns mesmo!!!!!E meu nome é Ailtom é que eu tinha colocado anonimo e tal rs sorry

    ResponderExcluir
  8. Adorei conhecer uns dos principais símbolos.
    Parabens..bjos.

    ResponderExcluir
  9. EU SOU GÓTICO JA A 10ANOS MEUS PAIS TBM SÃO DESTA CULTURA É SEMPRE BOM VER ESTES SIMBOLOS.
    CHAMUME EDUARDO ROCKER CAVEIRA

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto da subcultura gótica conheci ela faz pouco tempo e vou começar a seguir ela. Mas eu tenho uma duvida se eu ser góticos eu vou ter que parar de jogar jogos de video games ou até parar com meu canlde jogos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não! Você não deve parar nada que gosta de fazer por nada nem ninguém,Liberdade acima de tudo.

      Excluir
  11. Muito interessante a sub-cultura Gótica sempre me identifiquei, mas ainda não me visto com tal estilo, mas já nasci na escuridão. Enfim ser gótico é o que eu quero.!
    beijos gelados e móbidos!

    ResponderExcluir
  12. Sou gótico e sou cristão,por isso sofro muito preconceito em casa,na igreja,na escola.....as pessoas não entendem o que é a verdadeira natureza gótica.Adorei seu blog,muito informativo e bem elaborado,encontrei aqui o que não encontrei em dezenas de outros blogs,Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,realmente é muita ignorância achar que que uma maneira de pensar,agir,falar,vai te afastar das suas crenças,da sua religião. A própria bíblia diz: "Creia no senhor e serás salvo",nada além disso,se você acredita,ser gótico ou qualquer outra coisa não vai te afastar dEle. Deus te Abençoe também!

      Excluir
    2. Me add no whatsapp (015)981126158

      Excluir
  13. Olá, eu também sou, e acho que você é a unica capaz de me intender!
    Veja por favor o meu blog:
    http://emoblogemotions.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Muito foda esse blog, me ajudou a escolher o simbolo que vou fazer

    ResponderExcluir
  15. Simples e consistente. Vivo no Japao longe das comunidades das quais fazia parte quando mais jovem mas continuo ligado nas energias que fazem este mundo insano um lugar melhor.

    ResponderExcluir
  16. é impressão minha ou esse blog tá parado demais??

    ResponderExcluir
  17. el minha alma clama por alguem na escuridao da eternidade...
    legal isso curti muiyo isso rsrsrs...

    ResponderExcluir
  18. Será que sou gótico e não sei? rsrsrsrs
    Acho lindo a maioria dos simbolos que aí estão, como Olho de Horus, Pentagrama, Ying e Yang e alguns outros não listados, como Cruz Celta, Triquetra, etc. Já usei muitos deles.
    Quanto a roupas? Sou eclética quanto a isso...
    Amo o filme A Noiva Cadáver e O Estranho Mundo de Jack (meu favorito)
    Amo desenhar e quando desenho, costumo ouvir músicas Líricas, como Evanescense, Nightwish, Simone Simons, mas também gosto de outros estilos...
    Livros? Amo livros com algum romance sobrenatural, ou algo um pouco obscuro, como Fallen, A mediadora, etc

    Affs.. to confusa. Será que tenho algum estilo definido? HELP-ME!!!

    ResponderExcluir
  19. nossa e muito legal esse blog e a pessoa que o faz e muito humilde parabens continuarei acessando gosto muito do estilo gotico esse blog e muito bom.

    ResponderExcluir